quarta-feira, 30 de outubro de 2013




O trevo-de-quatro-folhas

é uma pteridófita aquática da família Marsileaceae - Marsilea quadrifólia, conhecido por trevo-de-quatro-folhas.


Classificação científica:
Reino:                       Plantae
Filo:                             Pteridophyta
Classe:                      Pteridopsida
Ordem:                     Salviniales
Família:                     Marsileaceae
Género:                    Marsilea
Espécie:                    M. quadrifolia
Nome binomial:     Marsilea quadrifolia


Um trevo de quatro folhas é uma folha de trevo que apresenta quatro em vez dos normais três folíolos comuns na maioria das espécies do género Trifolium a que pertencem os trevos.

Com origem nas antigas tradições dos povos celta, acredita-se que encontrar um trevo-de-quatro-folhas é um sinal de boa sorte, pelo que o trevo-de-quatro-folhas é usado em iconografia diversa e como imagem na linguagem corrente. Aliás, o nome "trevo-de-quatro-folhas" é autocontraditório, pois, como "trevo" vem de "Trifolium" ("três folhas"), o seu significado seria algo como "três-folhas de quatro folhas". A procura de trevos-de-quatro-folhas levou ao surgimento de cultivares e de técnicas de cultivo que aumentam a probabilidade dessa anomalia surgir.

Existem trevos de quatro folhas que podem ser cultivados, porém, eles têm necessidade de:

)                a)   Temperatura média de aproximadamente 25°C.
         b)   Precisam de chuva constante, ou, se forem criados dentro de casa, precisam              ser regados pelo menos três vezes na semana. Dependendo da quantidade de          luz que recebem, suas folhas podem ficar bem grandes, chegando a "rasgar" as          extremidades.
         c)   São plantas dormideiras, precisando de, pelo menos, oito horas de escuridão para que tenham um bom desenvolvimento.

         A natureza tem os seus mistérios - Descubra-os aqui : http://plantasdonadoca.blogspot.com.br 








O TREVO DA SORTE

O Trevo De Quatro Folhas, mais conhecido como o Trevo Da Sorte, vem confirmando, ao longo dos 3 mil anos, o poder que possui para atrair a boa sorte, a fartura, prosperidade e a realização dos seus desejos.

Internacionalmente é mais conhecido como um amuleto ou um talismã natural, pela raridade de conter quatro folhas.

Diz a lenda, que aproximadamente a uns 200 anos antes de Cristo, mestres, juízes e sacerdotes na Inglaterra e na Irlanda consideravam o Trevo de Quatro Folhas sagrado por formar a imagem da cruz pelas quatro folhas, significando uma perfeita unidade e equilíbrio. Para eles, um trevo de quatro folhas significava SORTE E SUCESSO.

Os Druidas (pessoas encarregadas das tarefas jurídicas, filosóficas, de aconselhamento e de ensino dentro da sociedade celta e na visão cristã considerados sacerdotes) acreditavam que o trevo de quatro folhas era portador de boa fortuna e aquele que o possuísse, seria capaz de absorver poderes da floresta e até mesmo a boa sorte dos Deuses.

A Lenda propaga que possuir um trevo é atrair a boa sorte e mais ainda, dar um trevo de presente a uma pessoa querida, faz com que ambas sejam mais afortunadas e prósperas.

Você pode cultivar o seu trevo da sorte, eles são fáceis de cultivo, gostam de terra úmida, sol e necessitam dormir uma média de 08 horas diárias, em locais mais escuros, para que possam crescer e se desenvolver melhor.

Aqui, através do nosso blog: http://plantasdonadoca.blogspot.com.br, você já pode Adquirir o seu.


O Trevo De Três Folhas, também é considerado um símbolo da sorte.
Na Irlanda ele é venerado e tem uma história interessante: St. Patrick, patrono da Irlanda, usou o trevo shamrock (a palavra shamrock provém da antiga língua gaélica e significa planta jovem de três folhas), para explicar o mistério da santíssima trindade, pelo fato de suas folhas serem divididas em três e presas a um único caule, assim como Deus que é uma entidade com três pessoas e, deste modo, convenceu os Reis celtas a se converterem ao catolicismo. Desde então a Irlanda adotou o trevo de três folhas como símbolo nacional. Os Irlandeses tem considerado trevos como símbolos da sorte desde os primeiros tempos, e hoje as pessoas de muitas outras nacionalidades seguem nesta crença.



Todo ano na Irlanda, no dia 17 de março e em alguns países onde há grande concentração de Irlandeses, é comemorado o dia do trevo, ou como é conhecido entre os cristãos: O dia de São Patrício, mas o trevo utilizado nesta festa é o trevo de três folhas, que foi o símbolo escolhido por São Patrício para representar a força do Cristianismo quando ele conseguiu converter alguns druidas.


MAGIA IRLANDESA:

As magias irlandesas para atrair dinheiro são famosas no mundo todo.
A saga do pote de ouro no final do arco-íris atrai esta energia rica das reluzentes moedas douradas e mentalmente funciona na atração destes desejos da fartura.

Talvez este seja o motivo desta magia surtir um efeito muito bom para quem realiza.

Numa quinta-feira faça um chá de camomila e deixe esfriar.
Coloque o chá na geladeira por pelo menos uma hora.
Enquanto o chá gela, prepare o local do ritual assim:
Perto de uma pia, pode ser na cozinha mesmo, deixe um castiçal com uma vela verde, fósforo e uma toalha de papel
Após o chá ter gelado por uma hora retire-o da geladeira e coloque-o na pia
Agora respire fundo e concentre-se:
Acenda a vela e deixe ao lado da pia
Jogue o chá nas mãos e esfregue-as delicadamente
Seque as mãos com o papel toalha dando pequenos tapinhas
Diga o seguinte:
“Magia da fortuna,
Com a sorte do Trevo Verde,
Permita que meu sonho
Se transforme em dinheiro verde.”
Passe o papel toalha rapidamente pela chama da vela, segure para que queime um pouco e jogue dentro da pia para terminar de queimar.
Lave a pia com água normal.

Tenha sempre um trevo de quatro folhas na sua carteira, “diz a lenda que traz sorte”

A natureza, acima de tudo, é vida, é amor, é alegria e traz muita sorte - Veronica Galvão”